top of page
Procure por Tags

MOQUECA DE BONITO


IMG_3048.JPG

Moqueca, talvez seja uma das receitas mais discutidas da nossa cozinha. Quem é o verdadeiro dono dessa maravilha?

Os Capixabas com influencia indígena ou os Baianos com influencia africana vinda dos escravos?

O mais antigo conto dessa receita denota a época do descobrimento, com uma carta enviada no ano de 1550 por um padre aos seus superiores na Europa. Nessa carta se comenta o preparo do “moquém” feito pelos índios. Pra saber e se aprofundar sugiro um pouco de pesquisa sobre o livro “Cozinha brasileira com recheio de história” de Alves Filho & Giovann editada em 2000.

Realmente não estou interessado em “quem pescou o peixe”, eu quero é comer a moqueca.

Para inicio de conversa vamos falar do principal acompanhamento, a bebida do preparo, dessa vez eu vou preparar uma caipirinha de limão galego. Limão no copo, açúcar, Eu macero o limão cortado em pedaços com o soquete, deixo descansar uns 2 minutos, bastante gelo e cachaça envelhecida, tampo o copo americano com a palma da mão e agito um bocado.

Vamos a Receita:

Ingredientes:

- Um disco Burnin

220px-TheWailersBurnin'.JPG

do nosso Bob Marley ainda com a banda The Wailers, em especial a musica “I Shot the Sheriff”. A musica que prova que o Raggae é puro Rock’n’Roll. Se duvidar, basta saber que o mestre Eric Clapton gravou uma versão e até hoje é considerado o cover mais famoso da musica.

- Bonito cortado em postas - 1,00kg a 1,30kg - No meu caso optei por um peixe com 10 cm de diâmetro.

- Tomate – 3 a 4 frutos maduros cortados em fatia com pele e semente (nunca ouvimos índios ou temos relatos de africanos que retiravam pele e semente do tomate).

- Cebola - 1 cebola em fatias.

- Alho – 3 a 4 dentes triturados na faca.

- Pimentão – vermelho e amarelo, 1 fruto médio de cada.

- Cambuci – 6 frutos (eu tinha na geladeira e precisava experimentar se combinava). A resposta é sim fica muito bom, desculpe os puritanos.

- Pimenta do reino branca e preta. Quanto for suficiente e sempre moída na hora ou socada no pilão.

- Ervas desidratadas – Alecrin, tomilho, coentro. (normalmente já tenho preparos essas ervas e misturado).

- Leite de coco – 01 garrafa de 200 ml. Se tiver tempo de preparar o leite em casa a receita ficara muito melhor. Vamos falar disso em outra postagem.

- Limão – 2 frutos para a marinada.

- Maço pequeno de coentro picado – Se você não gosta de coentro sugiro ver minha receita de lasanha, onde não vai coentro. Aqui você vai comer coentro de monte....

- Pimenta dedo de moça – 1 pimenta de 4 cm fatiada com sementes.

- Urucum – Quanto baste para colorir a receita.

Preparo dessa maravilha:

- Corto o peixe em postas de 2 dedos de altura. (O peixeiro já deixou o peixe limpo de escamas e barbatanas). Fazer isso em apartamento é complicado.

- Amasse o alho e misture metade com suco do limão e deixe o peixe descansar nessa marinada o tempo da minha caipirinha.

- Corto os demais ingredientes em fatias como na foto.

- Preparo outra caipirinha. E nesse momento indico a musica “Get Up, Stand Up” ainda do mesmo disco. Vale salientar que essa musica foi escrita por Bob em parceria com Peter Tosh e teve como inspiração uma visita de Bob ao Haiti onde pode observar a tremenda dificuldade e pobreza do povo.

- Em uma panela de fundo grosso, ou se quiser em uma panela de barro acrescente azeite e refogue o restante do alho e antes de colocar os demais ingredientes coloque a pimenta picada para soltar sabor no azeite. Depois acrescente as cebolas em rodelas os pimentões, as cambuci e parte dos tomates.

- Entre as camadas dos ingredientes tempere com sal e pimenta e um pouco das ervas desidratadas e urucum.

- Distribua o peixe sobre o berço montado coloque o restante dos tomates derrame a marinada sobre o peixe, complete o tempero do peixe com sal e pimenta do reino moída e urucum.

- Com o fogo médio acrescente o leite de coco e tampe a panela e deixe cozinhar por 25 minutos. De tempo em tempo teste o peixe para ver se já chegou ao ponto.

- Lembrando de nunca mexer a panela de moqueca.

- Quando o peixe chegar ao ponto só desligar o fogo e acrescentar o Santo coentro.

Apresentação da Obra:

- Coloque algumas postas no prato e ao lado um pouco dos ingredientes, despeje o caldo sobre o peixe.

- Acompanha esse prato uma porção de arroz branco e uma boa salada de folhas verdes.

- Tire uma foto e distribua para seus amigos e espere você ser excluído de diversos grupos por não ter convidados os parceiros.

- Antes de você me agradecer “Não a de quê”.


bottom of page