Arroz de Carreteiro
Depois do Churrasco Gaúcho acredito que o Carreteiro como antigamente chamado é o segundo prato mais conhecido da região Sul de nosso país. Esse prato foi difundido e incorporando em outras regiões do país, como exemplo no nordeste, por lá ele leva o nome de Maria-Isabel.
O que tornou esse prato muito especial e sustentou os puxadores de gado pelos pampas é a praticidade da carne de sol, charque, ou carne seca possui para conservar muito tempo fora da geladeira. (tanto faz o nome ou método utilizado dado ao nosso querido pedaço de boi tratado com sal ao sol ou estufa).
Originalmente todo o preparo era realizado em uma única panela de ferro perdurada sobre uma fogueira, onde a base era simplesmente a carne e o arroz. Como nossa vida melhorou tecnologicamente de outrora para os dias de hoje, vamos também melhorar a receita tentando ser fiel as praticas originais.
Como estamos falando de comida do Sul porque não acompanharmos essa receita pelas bandas famosas e as underground também. Inicialmente a mais famosa e comercial “Engenheiros do Hawaii”, não existe fogueira de acampamento sem uma musica deles. Banda amada por uns e odiada por outros, segue abaixo o clipe "O Papa é Pop" do álbum com o mesmo nome.
Vamos ao que você precisa para a receita:
Ingredientes Clássicos.
Carne seca – 400 gramas dessalgada. Eu sempre prefiro a carne de varal ou curada artesanalmente, mas até os cortes industrializados fica muito bem.
Arroz branco- 2 xicaras.
Alho – 6 dentes picados.
Cebola – 1 cabeça picada.
Óleo – Quantidade para refoga do arroz e carne.
Ingredientes Extras que só faz melhor o ótimo:
Pimentão Amarelo e vermelho – Meia xicara picado.
Ervilha – Meia xicara.
Queijo Coalho – 1 espeto de pacotes.
Sal – Quanto necessário.
Pimenta do reino – Pra temperar.
Coentro – Alguns ramos pra deixar a coisa boa.
Preparando a criança:
- Abra uma boa cachaça e tome dois dedinhos para a receita ficar mais saborosa.
- Primeiro é necessário dessalgar a carne. Escolha o método que melhor agrada. Eu gosto de dessalgar de forma lenta, 48 horas na geladeira trocando a agua a cada 5 a 6 horas.
- Cozinhe a carne até ela ficar no ponto para desfiar, despois escorra a agua (reserve para o arroz) e desfie com dois garfos.
-Cozinhe normalmente o arroz branco com dois dentes de alho e a agua reservada da carne. Nessa receita eu optei em fazer o arroz separado. Falaremos em uma próxima receita em fazer o arroz junto com a carne, mas essa será outra receita.
- Voltando à atenção para nossa carne. Coloque um pouco de óleo em uma panela quente, acrescente o restante do alho e deixe dourar, acrescente a carne desfiada e frite até começar a pegar no fundo da panela. Coloque a pimenta do reino e verifique o sal.
-
Acrescente a cebola e frite mais um pouco, coloque os pimentões e a ervilha. Misture a carne com o Arroz.
- Finalize com o coentro e com o queijo coalho picadinho.
- Desligue a panela e sirva-se a vontade.
Abaixo mais duas ótimas bandas dos pampas.
“Nenhum de Nós”, banda consagrada nos anos 90 com adaptação de “Astronauta de Mármore”.
Dos becos de Porto Alegre vem a “Comunidade Nin-Jitsu” com seu Rock com mistura de reggae e ritmos diversos . Abaixo uma das mais conhecida: Detetive.