top of page
Procure por Tags
Buscar

BAIÃO DE DOIS

  • Ricardo W. F. Lauton
  • 13 de mai. de 2015
  • 5 min de leitura

Hoje gostaria de mostrar mais um prato típico do Nordeste, em especial do Ceara. Um prato tão simples e com sua base tão comum na vida dos brasileiros, nada mais, nada menos que a mistura de arroz com feijão. Essa mistura na panela fez os verdadeiros autores da receita lembrar a dança típica local, o “Baião” e acabou ganhando muita popularidade com a musica “Baião de Dois” do eterno rei Luis Gonzaga.

Nessa versão que eu estou propondo teremos que unir duas receitas, a primeira o próprio “Baião de Dois” e o acompanhamento “Costelinha assada”.

COSTELILHA DE PORCO ASSADA

Vamos começar com a costelinha que precisa ser preparada antecipadamente.


Ingredientes para a receita:

- Costelinha de Porco – 1 Kg cortada em tiras de um osso com 8 a 10 cm de comprimento cada. Lembra do seu amigo açougueiro? Comente com ele o objetivo da carne e tenho certeza que ele fazer o trabalho mais difícil.

- Alho – 4 dentes picados.

- Limão – Suco de 3 a 4 frutos da qualidade Taiti.

- Pimenta do Reino – Sempre moída em moinho ou socada no pilão.

- Sal – Quantidade para temperar.

- Cerveja – Por favor, não esqueça esse item senão a receita toda desanda.


Preparo da Marinada:

- Abra uma latinha de Cerveja Premium.

- Caso você não tenha um amigo açougueiro, terá de tratar a gordura da costela para não ficar muito espessa, depois corte os pedaços de costelinha separando de osso em osso.

- Esprema os limões e misture com o alho triturado, coloque em uma vasilha e acrescente a pimenta do reino o sal e misture.

- Junte as costelinhas e reserve por 12 horas (de um dia para o outro). De tempo em tempo, de uma misturada para movimentar as partes de baixo com mais contato no molho para cima.


No dia da maravilha.

Mais ou menos 40 minutos antes de preparar o Baião:

* Para esse dia todo especial vamos acompanhar esse prato com um pouco da banda Inglesa “Toy Dolls”, isso mesmo, Punk Rock acompanhando comida cearense, eu não conheço nenhuma boa banda dessa terrinha.

* Abra uma cerveja e encha o primeiro de vários copos.

* Coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio as costelinhas com o osso para baixo e sem encostar uma nas outras.

* Despeje o tempero sobre as costelinhas e cubra com papel alumínio.

* Coloque no forno aquecido (fogo médio, mais ou menos 180ºC) por 1 hora.

* Abra o papel alumínio e se o forno for com dourador ligue por 15 minutos, senão aumente o forno para fogo alto pelo mesmo tempo.

* Após isso as costelinhas já devem estar com uma aparência perfeita ou BPC (Bom pra C4r4lh0) e somente aguardando o prato principal.



Ingredientes para o prato principal:

- Feijão Fradinho – 1 xícara.

- Arroz Branco – 2 xícaras.

- Bacon – 100 gramas cortadas em cubos.

- Linguiça Calabresa – 1 gomo cortado em pedaços.

- Linguiça Caipira – 1 gomo cortado em rodelas. (Eu utilizo a lingüiça caipira apimentada, assim eu não adiciono mais pimenta no prato).

- Carne Seca – 100 gramas dessalgada e cozida por 20 minutos e cortadas em cubos. Obs: Faremos um assunto próprio de como dessalgar a carne (aguarde).

- Queijo Coalho – 200 gramas ou 4 espetos desses de churrascos.

- Torresmo – 200 gramas são suficientes. Esse item eu confesso que prefiro ir até a esquina e comprar feito na rotisseria. É muito melhor que o meu, desculpa não posso ser bom em tudo.

Temperos:

- Alho – 5 dentes picados.

- Cebola – Uma cabeça media.

- Coentro – 1 maço picado grosso. “Se você não gosta de Coentro sai dessa receita agora e vai comer Estrogonofe”. Vou colocar uma receita clássica em breve.

- Manteiga – 2 colheres de sopa. Se conseguir uma manteiga de garrafa artesanal o prato ficara perfeito.

- Pimenta do Reino Branca e Preta – Quanto baste para temperar, mais uma vez lembrando, não use pimenta do reino em pó de saquinho. Aquilo é muito ruim.

- Folha de Louro – 3 a 4 folhas limpas.

- Ervas desidratadas – eu costumo utilizar o preparado para “Chimichurri” Uruguaio.


Preparando o Baião

Coloque na vitrola o disco “Dig That Groove”, isso mesmo, vinil na vitrola.

Uma atenção especial para talvez a melhor das músicas deles: “Baby Nellie The Elephant”.

Conta a hilária historia de uma elefanta que foge do circo. Isso mesmo musica infantil com total tocada punk.


Comece colocando o feijão Fradinho para cozinhar com um pouco de sal e folha de louro em panela de pressão por 15 a 20 minutos, lembre-se que o feijão tem de ficar um pouco firme, pois terminara o cozimento no preparado principal. (Na hora que o feijão estiver pronto escorra e salve a água).

Em uma panela de fundo grosso, esse item é importante, se for uma panela de metal fino o seu preparado ira queimar.

* Frite todo o bacon, e assim que começar a soltar a gordura, acrescente a manteiga de garrafa e então siga colocando a calabresa pra fritar e também a lingüiça caipira na seqüência e por fim coloque a carne seca.

* Frite bem esses ingredientes.











* Nesse momento parece que a cozinha esta cheia demais, sugiro encher mais um copo de cerveja muito gelada. Lembra que na lista de ingredientes eu falei do torresmo? Isso mesmo, pegue uns pedaços e comece a salgar a cerveja. Já que paramos para um copo vale lembrar que em 2010 eles estiveram no Brasil para a turnê de 30 anos da banda.

* Adicione o alho espere começar a dourar e na seqüência adicione a cebola.

* Agora que já fritou todas as carnes, o alho e a cebola já estão também no ponto, acrescente as ervas e a Pimenta do Reino.

* Agora coloque o arroz na panela e frite um pouco para pegar o sabor das carnes.

* Acrescente o feijão já cozido na panela e coloque a água que reservamos até chegar ao nível do arroz.

* Deixe cozinhar sempre observando o ponto do arroz, pois ele é nosso controle de cozimento. Se precisar de mais água acrescente aos poucos até o pleno cozimento.

* A parte comece a grelhar 2 espetos do queijo coalho. Pique os outros dois em cubos para adicionar ao prato próximo ao final do preparo.

* Grite para alguém encher seu copo novamente que estamos na reta final e pede também para os folgados começar a arrumar a mesa.

* Quando o arroz apresentar cozimento perfeito, desligue o fogo, coloque o queijo coalho picado e de uma mexida.

* Coloque o Coentro e já estamos com o prato pronto esperando apenas a montagem.

Apresentação da maravilha:


Eu utilizei uma gamela (tigela de madeira) para montar a apresentação.

Simplesmente coloque todo o conteúdo da panela na gamela escolhida e distribui as costelinhas assadas ao redor, corte pedaços do queijo coalho grelhado e coloque por cima, finalize com o restante do torresmo que sobrou.

Pronto, obra concluída e apresentada. Para assinar entorne um copo de cerveja em um único gole.





Para terminar com chave de ouro, levante da mesa, esparrame no sofa e deixe que o pessoal limpe a bagunça que ficou na cozinha.



 
 
 
bottom of page