Macarrão Mediterrâneo
A receita de hoje foi criada com base em alguns ingredientes da região do Mar Mediterrâneo. Neste caso em especial passamos pela Grécia com a utilização do azeite grego e também passamos na Ásia com o uso do manjericão e o tomate cereja.
Uma receita com um ótimo sabor e mesmo sendo uma receita quente, possui um frescor proveniente do manjericão. E o melhor de tudo, 20 minutos pra ficar pronto.
Vamos precisar dos seguintes ingredientes para a receita.
Uma coletânea on-line de musicas do “Men at Work”- banda de rock com uma ótima pega de Ska e forte influencia do raggae. De origem australiana a banda iniciou a estrada nos anos 80, e sempre manteve a postura de letras divertidas e ritmo marcado. Vale muito a pena conhecer um pouco da tragetória da banda com seus 3 principais albuns de estudio, "Business as Usual", "Cargo" e "Two Hearts".
Massa de macarrão Fusilli – 300 gramas será o suficiente para 2 ou 3 porções, eu sugiro escolher uma massa com formato maior, assim ela ficara mais suculenta.
Tomate Cereja – 300 gramas. Escolha uma porção madura, pois assim teremos mais sabor no prato.
Azeite – 200 ml. Eu gosto de utilizar azeite virgem grego (gosto pessoal). Como o azeite será aquecido, pode ser o azeite de seu paladar, garanto que a diferença do sabor será imperceptível.
Manjericão – Um punhado de folhas, quanto maiores, mais sabor terá no prato.
Salsinha – Um punhado picado.
Alho – 1 cabeça grande, todos os dentes descascados e fatiados bem fino.
Pimenta do Reino – quanto baste para temperar.
Sal – quanto baste para temperar.
Queijo Parmesão - 50 gramas ralado na hora para finalizar.
Vinho – 1 garrafa de vinho branco Demi-sec (Não sou especialista na arte de tontear o vinho, mas era o único álcool de qualidade que tinha em casa).
Preparando a Maravilha:
Comece soltando o Clipe de “Be Good Johnny”.
Coloque a massa para cozinhar em aproximadamente 2,50 litros de água fervendo com uma colher de sal grosso. Aqui vem as criticas de chefs, sugestões de cozinheiros, conselhos de amigos falando que não se coloca óleo ou sal na água de cozimento da massa. Digo uma coisa apenas: “Eu faço assim e fica bom”. Como estou indicando uma massa pronta sugiro ler o tempo indicado na embalagem para o ponto de “Al Dente”, talvez 7 a 9 minutos.
Encha uma taça grande com o vinho e entorne direto em um único gole, desse jeito você não precisa ficar sacudindo o vinho nem mesmo mergulhar o nariz no copo. Em seguida encha outra taça e vai bebendo devagar, lembrando apenas de medir o ritmo para terminar a taça junto com a apresentação.
Aqueça todo o azeite em uma frigideira de fundo grosso e em seguida coloque todo o alho picado. Deixe dourar bem, por favor, atenção para não passar do ponto e ficar amargo.
Quando o alho estiver bem dourado despeje metade dos tomates cerejas inteiros (sem cortar ou fatiar) na frigideira. Como o azeite vai esfriar com a adição dos tomates, o alho para de fritar.
Deixe a temperatura voltar a subir e isso fará os tomates cozinharem por dentro e a pele ira rasgar soltando todo o suco no azeite com o alho.
Tempere com sal e pimenta do reino moída ou socada em pilão.
Quando os tomates começarem a derreter coloque metade da salsa picada e uma pequena parte do manjericão e por fim o restante dos tomates, estes últimos nós não queremos que derreta. Eles apenas devem ficar levemente cozidos no azeite.
Escorra a massa e em seguida despeje na frigideira com o nosso preparado, de alguns tombos para misturar o molho com a massa e misture o restante da salsa e as folhas de manjericão. Guarde apenas algumas folhas frescas para a apresentação.
Apresentação
Monte um único prato com toda a massa, distribua algumas folhas para decorar e rale parmesão sobre o prato.
E para acompanhar aconselho:
“Down Under”
Se gostou pode agradecer lá em baixo.