COSTELA COM POLENTA
Após alguns e-mails recebidos comentando uma foto da apresentação do “Frango com Polenta da Mi” decidi montar outra forma de apresentar aquele prato com a receita completa da Polenta Cremosa. Vamos preparar uma Costela com Polenta.
Para a receita de Costela vamos precisar:
Costela de Boi – um bom corte em tiras, mais ou menos 1,50 quilos. Peça para seu “amigo açougueiro” (já falamos sobre esse cara outras vezes) cortar as tiras com mais ou menos 2 a 3 cm de carne.
Cerveja – 1 Lata de cerveja Pilsen para a carne, mais 5 latas para o cozinheiro.
Creme de Cebola – 1 envelope de creme culinário de boa marca. Eu sei que já comentei em não usar produtos artificiais para temperar, porem ainda não acertei uma receita para substituir o envelope de creme de cebola.
Alho – 1 cabeça media. Metade da quantidade cortada bem fina e a outra metade quase inteira.
Cebola – 2 cabeças medias fatiadas de forma bem grossa.
Pimentas em grãos – 1 colher de sopa cheia. Nessa receita vou misturar Pimenta do reino Preta e Branca, também usarei a Pimenta Jamaica. Todas pisadas em pilão.
Cebolinha e Salsinha – Um maçinho será suficiente para refrescar o prato.
Azeite – Quantidade para refoga dos temperos.
Sal – Quantidade para temperar a carne, cuidado, pois estamos usando creme de cebola industrial que já tem sal em grande quantidade.
Para a receita da Polenta vamos precisar:
Farinha de Polenta (fubá)– 200 ml serão suficientes para 4 porções. Eu uso medir em ml para ter a comparação da quantidade de água.
Manteiga – 100 gramas.
Alho e Cebola – Eu gosto de usar meus preparados de tempero nos cremes. Caso você não tenha pode usar meia cebola ralada e 2 dentes de alho espremidos. Neste caso não queremos pedaços no creme.
Creme de Leite - 1 Caixa de 200ml.
Queijo Parmesão – 100 gramas ralados.
Antes de iniciar os trabalhos nas panelas sugiro colocar na vitrola um disco de uma das bandas de Rock ‘n’ Roll mais originais e longínquas que conheço. Com uma trajetória iniciada no bairro Paulistano de Pompéia. Estou falando de “MADE IN BRAZIL” Blues e Rock ‘n’ Roll. Poderia escrever um livro sobre esses caras, mas como temos de voltar a cozinhar vou apenas deixar na agulha 3 sons que considero os melhores.
Iniciamos com a clássica Jack o Estripador (1976):
Como a costela demanda mais tempo de fogo, sugiro começar com ela.
Abra uma lata de cerveja pra começar. Essa tem de ser muito gelada.
Primeiro corte as tiras em pedaços com um osso e uma capa de carne
Aqueça o azeite em uma panela de pressão e frite parte do alho e um pouco da cebola. Espere dourar.
Acrescente o restante das cebolas e acomode os pedaços de carne, distribua entre os pedaços de costela na panela o restante do alho e as pimentas moídas.
Mistura em uma vasilha a cerveja (essa não precisa ser gelada) com o creme de cebola. Misture com cuidado a ponto de dissolver o pó do creme de cebola e também para não perdermos totalmente o gás da cerveja.
Despeje esse preparado na panela de pressão e feche a panela.
Vai ser necessário mais ou menos 30 minutos de pressão para o cozimento perfeito, lembre-se de beber outras cervejas enquanto espera e também sentir o cheiro que será um bom indicativo do tempo de preparo.
Após notar que o cozimento esta completo deixe ainda em fogo a panela aberta para evaporar um pouco e engrossar o creme. Aqui vale mais o olho do cozinheiro que receita e relógio. Lembre-se de mexer com cuidado para a panela para não deixar grudar o fundo sem quebrar as peças de costelas.
Quando achar o ponto certo do creme, desligue a panela e acrescente a salsa com a cebolinha picada.
Agora sugiro parar um minuto, abrir mais uma cerveja e escuta "Paulicéia Desvairada".
E depois finalize com "Essa é uma Banda Made in Brazil":
Enquanto esperamos a costela vamos ao preparo da Polenta.
Em uma panela vamos aquecer azeite com 1/3 da manteiga e fritar o tempero.
Como estamos utilizando 200 ml de pó de fubá vamos utilizar 5 vezes a quantidade de água, isto é 1 litro e 250 mililitros. Desta quantidade 1 litro será colocado na panela com os temperos fritos e deixamos ferver.
Acrescentar um pouco de sal lembrando que ainda vai o parmesão que já tem sal. Então prove e tenha certeza de estar com o ponto de sal abaixo do ideal nesse momento.
Em uma vasilha dissolvemos a polenta com os outros 250ml de água fria.
Com a água já fervendo na panela começamos a misturar o pó dissolvido com cuidado e mexendo sempre.
Vamos cozinhar por 30 minutos ou até perder o sabor de farinha crua. Lembre-se de mexer sempre e beber outra cerveja para hidratar o corpo. Afinal o trabalho de mexer por mais de meia hora não é fácil.
Após a polenta ter cozinhado por completo, desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga e mexa bem para dissolver.
Avrescente o creme de leite devagar e va acertando o ponto desejado. neste caso tem de ficar realmente mole.
Em seguida despeja o queijo parmesão ralado e mexa para deixar tudo lisinho.
Agora verifique o sal e complete se for necessário.
Para a apresentação:
Como de costume uma boa porção de Creme de Polenta no prato com uma concha de costela com o molho.
Um pouco de salsa com cebolinha por cima e esta pronto.
Como sempre conte vantagem para os amigos. Porque você vai ser elogiado com certeza.
Essa receita é simples, pratica e deliciosa.